Acupuntura

acup2

Corpo e energia em equilíbrio!

Acupuntura é uma forma de tratamento desenvolvido pelos chineses a milhares de anos atrás. É uma das técnicas que compõem a Medicina Tradicional Chinesa, com sua filosofia taoísta, onde o físico, o psíquico, e o espiritual interagem com todo o universo.

Segundo esta terapia, nosso corpo possui um fluxo de energia (chi), que, ao ser interrompido, interfere no equilíbrio do corpo. Com a perda do equilíbrio, onde conseqüentemente, surge a doença.

O terapeuta trabalha este fluxo de energia vital através da inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, com o objetivo de equilibrá-lo. Estes pontos podem ser estimulados também por pressão ou calor.

A acupuntura visa o equilíbrio do ser, melhorando o indivíduo como um todo e não provoca efeitos colaterais, sendo uma técnica preventiva e curativa, portanto tendo um vasto campo de atuação nos desequilíbrios psicofísicos.

 

Indicações

  • 1Artrites e artroses em geral
  • 2Dores na colula, ciática e tendinites
  • 3Distensões musculares e contusões
  • 4Irregularidades menstruais e dimenorréias
  • 5Sequelas de AVC’s e outras neurológicas
  • 6Cólicas diversas e constipação intestinal
  • 7Asma, alergias e dores de cabeça em geral
  • 8Gatristes e distúrbios digestivos
  • 9Resfriados, gripes e sinusites
  • 10Stress, depressão e demais desses distúrbios

Acupuntura combinada com fisioterapia é eficaz para o tratamento pós-AVC

Uma nova pesquisa conclui que a acupuntura é eficaz para o tratamento da espasticidade muscular e paralisia provenientes de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A pesquisa foi publicada no Journal of Acupuncture and Tuina Science. Para os pesquisadores, a acupuntura e a eletroacupuntura têm sido métodos cientificamente comprovados para tal finalidade.

Os pesquisadores descobriram que a acupuntura efetivamente reduz a hemiplegia espástica, paralisia de um lado do corpo com espasmos musculares e dos tendões, em pacientes que sofreram um AVC. Os pesquisadores concluíram que a acupuntura combinada com treinamento de reabilitação é eficaz para o tratamento de pós-AVC e suas complicações.

Segundo o coordenador do curso de pós-graduação em acupuntura do IBMTC e presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro, Dr. Márcio De Luna, que é acupunturista há 29 anos, “esta pesquisa é consistente com outras pesquisas que demonstram os benefícios da acupuntura em pacientes que já tiveram um acidente vascular cerebral”.

Um estudo recente concluiu que a acupuntura estimula a proliferação de neurônios novos, chamada de neurogênese. Os pesquisadores descobriram que eletroacupuntura “exerce também um efeito neuroprotetor” e que a acupuntura ativa sinais extracelulares através uma importante via de comunicação de proteínas envolvidas na proliferação celular (ERK). Os pesquisadores concluíram que a acupuntura “melhora significativamente os déficits neurológicos e o infarto cerebral” em casos de lesões causadas por derrames ou acidentes vasculares cerebrais.

Outro estudo recente concluiu que “a evidência de estudos clínicos sugerem que a acupuntura no couro cabeludo (craniopuntura) pode produzir benefícios significativos para pacientes com HIC aguda (hemorragias intracerebrais).” Os pesquisadores observam que estudos confirmam que o couro cabeludo “tem efeitos rápidos e poderosos para remover paralisia de membros causada por infarto cerebral ou hemorragia cerebral”.

Segundo explica Dr. Luna, os pontos de acupuntura inibem significativamente a cascata de substâncias químicas endógenas inflamatórias que são liberadas após um acidente vascular cerebral. No estudo, os investigadores notaram que a acupuntura melhora as funções de coordenação e de neuroplasticidade, que é a compensação funcional entre as áreas lesionadas em pacientes com HIC.

Profissional Responsável

Please specify image url

Dr. Alexandre Barros, Crefito 3 329589-F

Fisioterapeuta graduado pela Universidade Nove de Julho em janeiro de 2021. Formado em Acupuntura pela Faculdade Ebramec em julho de 2018.

Fisioterapeuta